Capsugel e a RACCO

14/07/2011 11:58

 A Capsugel produz cápsulas de gelatina não animal vazias e oferece equipamentos de última geração para o enchimento e vedação das mesmas. Suas cápsulas são utilizadas para suplementos dietéticos e funcionais, mercado em que a Racco já atua desde 2002.

A Racco conta com uma fábrica para a produção de alimentos funcionais – sopas e fibras para shakes. Entretanto, para dar asas ao projeto de introduzir uma linha brasileira de nutricosméticos  no mercado, precisaria ter uma fábrica só para este segmento, com equipamentos específicos para o perfeito enchimento das  cápsulas. “A Pfizer, através da Capsugel, tem toda a expertise necessária para que pudéssemos oferecer um produto seguro e eficaz”, disse Luis Felipe Rauen, presidente da Racco.

A regularização desse tipo de produto no país não foi simples, já que os nutricosméticos são da categoria saúde e beleza, que combinam nutrição à saúde do corpo e da pele. São à base de nutracêuticos, que são alimentos/nutrientes (dentro da IDR* Legais e Vigentes) que proporcionam  benefícios de saúde e, conseqüentemente, ganhos estéticos. Liberam topicamente  vitaminas, aminoácidos, proteínas e ativos botânicos para oferecer  benefícios antioxidantes, ou seja benefícios cosméticos. 
 

Os principais conceitos utilizados para descrever a ação dos nutricosméticos, portanto, são: Nutrir a pele de dentro para fora; Suplementos de beleza oral; Princípios ativos especiais que previnem o envelhecimento; Produtos alimentícios, que funcionam como complemento dos cosméticos. De acordo com o workshop eles diferem dos cosmecêuticos, que são produtos específicos para algumas áreas e incorporam ativos farmacêuticos ou que tenham ação corretiva semelhante a farmacêuticos para aplicação tópica.